sábado, novembro 10, 2012

Royalties: grupo X é outro que perde!

Além do governo estadual e das prefeituras fluminenses, também perde com a redução das receitas dos royalties o grupo EBX.

Com um orçamentos menores, os municípios de SJB e Campos, os mais afetados com os impactos da implantação do Complexo do Açu, terão menor capacidade de investir em infraestrutura (estradas, avenidas e transporte público) e equipamentos públicos de educação e saúde (hospitais e escolas) para dar conta do adensamento populacional previsto.

Assim, será natural, que as compensações por parte do empreendedor seja maior do que o previsto inicialmente.

Será natural também a maior pressão dos gestores pela realização de obras e contratação de serviços em parcerias com os municípios, para que o empreendimento possa ter as condições mínimas para se instalar. As exigências de regulação que cabe ao plano municipal tenderá a ter um rigor ampliado.

Em 24 de fevereiro de 2011, este blog fez uma entrevista com o diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, engenheiro Paulo Monteiro, quando tratou do assunto:

"Blog: Como o grupo EBX vê a possível redução drástica do volume dos royalties para a região e o conseqüente aumento das demandas para as compensações sociais e de infraestrutura sobre o grupo EBX?

Grupo EBX: As compensações sociais e ambientais já implantadas e as que são previstas para serem implementadas pelo Grupo EBX são, em sua grande parte, estruturantes para a região. A demanda por compensações existe e é incorporada aos projetos conforme seu desenvolvimento."

Como se viu uma resposta burocrática para um tema que à época parecia distante e agora tão próximo e importante para toda a região. Acompanhemos agora os desdobramentos para os municípios, a população e para o empreendimento. Se desejar ler a íntegra da entrevista clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...


ROYALTIES DO PETRÓLEO

Afinal somos uma Federação, ou Estados independentes?

Em si tratando de construir hidrelétricas na Amazônia para gerar energia para abastecer centro oeste, sudeste, sul, não criam polemicas e supostas perdas dos Royalties, pois na Amazônia pode tudo desmatar,criar enormes áreas de reservas, sem a devida contra partida…. garimpar, contaminar, matar índios, queimar a floresta destruindo os biomas… Agora quando se trata de dividir com equidade, royalties petróleo contido no Oceano,… ai é territorializado, impera as questões geográficas, de quem tem maior peso político, maior loby, político e importância no cenário Nacional.