segunda-feira, outubro 15, 2012

O estaleiro da OSX no Açu apresentado a investidores

O blog sabe que a grande maioria das pessoas não tem acesso a informações mais aprofundadas sobre os empreendimentos que estão sendo feitos no Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu (Clipa).

Por conta das empresas estarem na Bolsa de Valores (Ibovespa) elas são obrigadas a prestar contas e disponibilizar informações a investidores. Elas fazem isto mensalmente. Um dos documentos apresentados é esta apresentação em power-point sobre a estruturação do empreendimento, seus objetivos, andamento das obras, mercado e cenários.

É certo que, como não poderia deixar de ser elas contêm uma grande dose de otimismo, de propaganda e, pouco, ou nada, sobre os impactos e sobre as ações que estão ou serão tomadas para reduzi-los.

De toda a sorte, o blog, prosseguindo no trabalho que sempre fez, entende que a democratização destas informações permite, um aprofundamento, do conhecimento da realidade (mesmo que sob, apenas, um ponto de vista, o da empresa).

Esta é a justificativa para trazer para este espaço esta apresentação abaixo que foi disponibilizada nesta primeira semana de outubro, sobre o estaleiro da OSX, que será o primeiro empreendimento a se tornar operacional no Complexo do Açu, já, no ano que vem.

Nesta segunda-feira, (15/10) informou a OSX informou que recebeu aprovação da priorização de financiamento adicional pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (FMM), mediante linha de crédito adicional de até R$1,5 bilhão aproximadamente, para a construção da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), mantendo a estrutura de financiamento originalmente prevista para o projeto, com investimento em construção estimado em cerca de R$ 4,8 bilhões.

"As obras de construção da UCN seguem em curso para o seu início de operações no primeiro trimestre de 2013, com as atividades de construção da carteira de encomendas da clientela da UCN. A conclusão das obras da UCN Açu está prevista para o segundo trimestre de 2014 e a sua realização conta com o apoio tecnológico da sócia Hyundai Heavy Industries, líder mundial em construção naval.

"A UCN Açu está sendo construída para iniciar operações no começo de 2013 e a aprovação dessa priorização de financiamento adicional do FMM reflete o reconhecimento da importância estratégica dessa infraestrutura para a indústria naval brasileira e para a produção de petróleo nacional" afirmou Carlos Bellot, Diretor Presidente da OSX.

Rolando a barra lateral (à direita) por dentro da postagem você poderá ter acesso aos 40 slides desta apresentação com dados e fotos recentes da construção deste empreendimento. Vamos analisar, comentar e discutir estas e outras questões que a apresentação suscita:

OSX Apresentação Corporativa

Nenhum comentário: