sábado, setembro 22, 2012

Negociações e/ou fusões do estaleiro OSX com a Sete Brasil

A informação vem na linha dos interesses em acordos comerciais com os negócios de petróleo e com a Petrobras, para o qual o grupo EBX cada vez mais se busca interagir.

Leia abaixo as informações do Valor sobre as negociações com a Sete Brasil:

"Eike ganharia participação na Sete Brasil em acordo, diz fonte"
Por Talita Moreira | Valor

"O empresário Eike Batista poderá se tornar acionista da Sete Brasil se prosperarem as negociações, ainda preliminares, para unir a OSX à companhia.

As conversas ainda estão em fase inicial e têm em vista não uma venda simples da OSX para a Sete Brasil, mas uma fusão entre as duas empresas que daria a Eike uma participação societária na estrutura resultante. A afirmação é de fonte ligada a um dos acionistas da Sete Brasil que acompanha de perto o assunto.

Por enquanto, não há proposta formal e o assunto sequer chegou ao conselho de administração a Sete. “Mas é algo que o Eike está articulando com os principais acionistas da empresa”, diz esse interlocutor.

Neste momento, o que se discute é se uma operação como essa faria sentido. A OSX é o braço de construção naval do grupo EBX, controlado por Eike. A Sete Brasil é uma holding que gerencia carteiras de ativos voltadas para o segmento de petróleo e gás — contrata e aluga sondas que serão usadas pela Petrobras, por exemplo.

“Faz sentido uma empresa que aluga e opera sondas passar também a construir?”, questiona essa fonte. Na avaliação desse interlocutor, o negócio poderia dar à Sete Brasil um acesso mais rápido às sondas que precisa contratar, mas os ganhos ainda não estão muito claros. “Há sinergias, mas não é um negócio maravilhoso.”

Também de acordo com essa fonte, foi concluído nos últimos dais o aumento de capital de US$ 3,7 bilhões na Sete Brasil, liderado pelo BTG Pactual e pela empresa americana de participações EIG Global Energy Partners. A empresa também tem entre seus acionistas o Bradesco, o Santander e alguns fundos de pensão."

Nenhum comentário: