quarta-feira, julho 18, 2012

Governo federal anunciará amanhã R$ 7 bi para Mobilidade Urbana em cidades médias

O governo vai liberar R$ 7 bilhões em financiamentos na versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana para cidades médias. Os financiamentos serão dados a cidades com população entre 200 mil e 700 mil habitantes, com a finalidade de impulsionar a execução de projetos de mobilidade urbana. 
 
Foram convidados para a cerimônia que está prevista para amanhã às 11 horas, os representantes dos 75 municípios que serão beneficiados pelo programa que participarão do evento junto da presidenta Dilma e dos ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e do Planejamento, Miriam Belchior.

A intenção do governo é orientar os prefeitos para que entreguem projetos bem elaborados, para evitar que as obras sejam paralisadas. Na visão do Executivo, a falta de solidez de alguns projetos é uma das principais causas de dificuldades na execução de obras no país.

Espera-se que o município de Campos tenha em mãos um projeto consistente de mobilidade urbana que garanta um transporte público eficiente, para além do rodoviário, subsidiado atualmente, de um plano de ampliação das ciclovias entre outras alternativas. É hora de um VLT, estações de integração, etc.

Imagino que seria também bem recebido, e com provável apoio do governo estadual, um projeto intermunicipal que também considerasse o deslocamento de pessoas tendo em vista o produção de petróleo na Bacia de Campos e o Complexo do Açu em São João da Barra fazendo a interligação com a já chamada Região Metropolitana do Petróleo. A conferir!

Nenhum comentário: