segunda-feira, maio 28, 2012

Gilmar, o Fausto


A julgar pela estória, o ministro Gilmar anda imerso na torrente Cachoeira. Sua tentativa é clara, se escudar do que está por vir, que se inicia numa viagem com o amigo senador e o parceiro contraventor à terra de Goethe.

Do escritor alemão, Gilmar retirou inspiração para sua tragédia particular. Nela, Gilmar Fausto, o ilibado e notável conjurador das magias jurídicas, após ser seguido por Lula, o sabujo, enquanto passeava com seu assistente/contraventor Cachoeira Wagner nas terras alemãs tem, no escritório de Nelson Jobim, a revelação: Lula, o sabujo, era Lula Mefistófeles.

Lula, o Mefistófeles, tem uma proposta indecorosa e espera uma resposta de Gilmar, o Fausto: faria de tudo, movendo terras, para que a CPI envolvendo Cachoeira, o Wagner, não respingasse em Gilmar Fausto, enquanto este, servindo ao demônio, faria de tudo para livrar os amigos do infernal julgamento do mensalão.

Findas as reinações de Gilmarzinho, restam os fatos.

Lula, que foi reeleito em pleno turbilhão do mensalão, com direito a dinheiro na capa de Veja às vésperas da eleição, procuraria Gilmar para adiar a votação do mensalão, retirando esse fato das vésperas das eleições municipais. Sim, das eleições municipais, em que o fator ideológico-partidário tem peso irrisório, já contrabalançado e sobrepujado em muito por um escândalo atual: Cachoeira.

Mais, Lula, que é padrinho de 6 dos 11 atuais ministros, procuraria logo Gilmar, o mesmo do grampo sem áudio, para chantageá-lo, dentro do escritório de Jobim, o Serrista assumido, defenestrado por Dilma de seu governo.

Quisesse Lula ingerir no julgamento do mensalão bastava, à Vacarezza, enviar aos “seus”: “A situação do PT vai azedar no julgamento, lembrem-se: eu sou de vocês e vocês são meu”.

O Globo ainda traz um dado estatístico: Gilmar tem um histórico de decisões pró-PT, “todas técnicas”, repisa o jornal por 3 vezes (ué, e quem disse que não foram?): recusou denúncia contra Gushiken e Mercadante e votou favoravelmente a Palocci.

Desse fato se extraem dois outros: Um - Gushiken e Palocci foram jogados ao limbo pela imprensa, mostrando que o agravo é sempre mais duro e lesivo que o desagravo e que direitos fundamentais são, na mesma imprensa, uma garantia seletiva; Dois - a estória se torna ainda mais ficcional, Lula teria chantageado um ministro “amigo”, dentro do escritório do Serrista e defenestrado do governo Dilma, Jobim, que à época do grampo sem áudio referendou Gilmar, sendo desmentido posteriormente pelas Forças Armadas.

Resta, ainda, perguntar: que gerência possui Gilmar para adiar julgamento no Supremo?

Lula é um idiota.

E Gilmar é o primeiro ministro do STF, maior autoridade judiciária do país, que, achacado, toma como medida cabível uma entrevista.

10 comentários:

douglas da mata disse...

Irretocável.

Roberto Moraes disse...

Chego à rede e encontro este belíssimo artigo do Bruno Lindolfo, nosso articulista, de poucos mas intenso textos.

Parabéns Bruno.

Àqueles que não se acostumaram a verificar a autoria no rodapé das notas, relembro novamente esta dica.

Gostaria de ter escrito o texto, mas, fico mais feliz, e muito, em ver o texto produzindo os resultados que o blog, enquanto instrumento coletivo de divulgação de informações e, especialmente, de debates seguindo em frente.

Parabéns Bruno. Você nos orgulha e honra enquanto articulista do blog.

Abs.

12:35 PM

Marcos Cintra disse...

Mensalão: Álvaro Dias representa na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra chantagem de Lula ao STF.

Sr. Presidente Senador Paulo Paim, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, confesso que este é o discurso que não gostaria de pronunciar. O fato é grave, inusitado, afrontoso e ofende a consciência democrática do povo brasileiro. Há os que negam o holocausto, Lula teima em negar o mensalão. Se inexistem razões para que neguem o holocausto, razões inexistem para que se negue o mensalão.

Postura herege de quem deseja esconder a verdade dos fatos. Certamente o que ocorreu, e foi revelado neste final de semana pela revista Veja, neste embate entre Lula e o Ministro Gilmar Mendes não surpreende a muitos, já que nos acostumamos a ver o Presidente Lula, durante oito anos de seu mandato, como advogado de defesa dos desonestos, a passar a mão na cabeça de corruptos e ditadores mundo afora.

Enfim, a melhor resposta que o Supremo Tribunal Federal poderia dar é liberar logo os autos do processo, para que o início do julgamento possa se dar o mais rapidamente possível. É preciso que nos reportemos, quando a CPI Cachoeira se instalou, falou-se, anunciou-se que havia sim um estímulo que tinha origem em São Bernardo do Campo e vinha do ex-Presidente da República, na esteira da estratégia de que era preciso desviar o foco do julgamento do mensalão.

E agora isso se explicitou de forma nítida, com clareza solar, quando o ex-Presidente ameaça um Ministro do Supremo de levá-lo à CPI para responder a respeito de uma viagem à Alemanha. E o Ministro corajosamente afirmou: vá fundo na CPI. Eu vou à Alemanha tanto quanto o senhor vai a São Bernardo do Campo, porque lá tenho uma filha. E denunciou à imprensa, em outra manifestação de coragem do Ministro Gilmar Mendes.

Mas eu gostaria de fazer referência à opinião de um constitucionalista, que diz: Lula cometeu crime. O presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Flávio Pansieri, afirmou nessa segunda-feira que o ex-Presidente Lula cometeu crime ao propor ao Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o adiamento do julgamento do mensalão em troca de "blindagem" do magistrado na CPI do Cachoeira. Segundo Pansieri, a notícia representa a maior afronta tornada pública da história do Judiciário brasileiro. Ele conclamou o Ministério Público Federal a entrar imediatamente com uma ação contra Lula, “para evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer no mais importante tribunal do país”.

Na opinião do jurista, o Supremo deve agora pautar e concluir o julgamento do mensalão, demonstrando dessa forma a sua independência e autonomia absoluta de relações espúrias com o Poder ou ex-autoridades da República. Portanto, as palavras do jurista se compatibilizam com aquilo que estamos produzindo hoje como providência, uma representação ao Procurador-Geral da República.

Discurso do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), na tarde de hoje http://coturnonoturno.blogspot.com/

Anônimo disse...

Professor em passeio pelos blogs de Campos eu e mais um grupo de academicos pudemos constatar a ambiguidade dos blogueiros de nossa cidade, dependendo da pauta em questão como por ex. trazer postagens que ajudem o eleitor nas proximas eleições ( e isto é otimo para população) mas quando a pauta é no ambito nacional parece que alguns blogueiros pendem mais para o tradicionalismo reacionario. Senão vejamos, o caso de Lula e Gilmar, alguns blogs trazem a tona este acontecimento nacional e mostra noticias e comentarios em uma linha direcionada a condenação do ex presidente,pois se ele esta na berlinda então traga a tona a divessidade de informações sobre o caso, para que seus seguidores não percam a credibilidade nestes blogs, pois quem em sã consciencia vai acreditar nesta altura do campeonato (depois do episodio cachoeira) no que a veja, estadão, folha e globo pensam e escrevem, e que não seja direcionado aos seus proprios interesses. Longe de mim achar que os blogs de nossa cidade não possa trazer assuntos de nivel nacional para suas postagens, mas façam com a responsabilidade e imparcialidade que o Prof. Roberto e alguns poucos colocam em suas postagens. Se for para encher nossos blogs com assuntos noticiados pela midia nacional de forma viciada, então tambem tragam comentarios de outras vertentes como de Luiz Nassif, PHA, carta capital e outros como faz este blog, pois se não for assim fica parecendo que alguns blogs odeiam a maneira dos garotinhos fazerem politicas mas usam os mesmos metodos quando lhes comvem.Ao lindolfo e professor parabens pelas postagens e agradecemos a clareza que a imparcialidade nos proporciona nas leitura das mesmas, pois somos filtros não guela.

Roberto Moraes disse...

Todos, inclusive os seguidores do HG podem opinar e defender o que quiserem, desde que não seja, a ditadura do smilitares como alguns pretenderam.

Há quem se orgulhe de seguir a Veja, Demóstenes, tucanos, Policarpo desde que seja para atacar Lula.

Eu tenho algumas restrições ao PT, especialmente o local e estadual, também a Lula, mas, não posso optar pela Veja e nem muito menos pelo Gilmar Mendes.

Como o Bruno Lindolfo muito bem falou aqui em sua postagem estão querendo passar um atestado ao Lula que não coaduna com o resultado do seu governo.

Ainda assim, vamos acompanhar os fatos vamos ver onde isto vai chegar.

Uma conversa a três em que dois negam e ainda por cima o terceiro que pretende que todos acreditem nele, quer como juiz, melar o jogo e levar a "bola" pra casa.

Anônimo disse...

O maior roubo que aconteceu no Brasil foi a privatização no governo de FHC. Leiam a privataria tucana. CPI da privataria já

Anônimo disse...

Será que um dia vamos ver o Lula, o FHC, o Sarney e o Collor nesta situação? Uma pena..isso é Brasil e lá Inglaterra.

______________________________

Homem fura bloqueio e protesta em julgamento de Tony Blair

Um manifestante conseguiu entrar na sala onde o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair depõe na manhã desta segunda-feira (28) na comissão do juiz Brian Leveson, criada para apurar o escândalo das escutas ilegais, no Tribunal de Justiça de Londres.

O homem conseguiu atravessar a barreira de segurança e gritou: "Este homem deve ser preso por crimes de guerra", antes de ser rendido e levado por seguranças.

Blair continua a depor na comissão, que investiga a relação entre a imprensa e os políticos nas escutas feitas por meios de comunicação britânicos.

O ex-primeiro-ministro responde perguntas sobre sua relação com o magnata da imprensa Rupert Murdoch durante seus dez anos à frente do governo, entre 1997 e 2007. Blair e Murdoch tiveram uma relação estreita desde o apoio do empresário ao Trabalhismo nas eleições de 1997, que encerraram os 18 anos de governos conservadores no Reino Unido.

Anônimo disse...

Ao comentarista das 6:19:
Quando o senhor diz "Longe de mim achar que os blogs de nossa cidade não possa trazer assuntos de nivel nacional para suas postagens, mas façam com a responsabilidade e imparcialidade que o Prof. Roberto e alguns poucos colocam em suas postagens." quero me congratular com sua deferência ao blog do Roberto Moraes, mas devo advertir que o próprio professor incentiva a desconfiar de todos, inclusive dele.
O fato é simples: não há imparcialidade, nem neste blog. O que, em absoluto e antes ao contrário, não invalida o grande serviço que o professor Moraes presta a todos nós.
Parabéns Roberto.

Anônimo disse...

Ao comentarista de 12:04, eu acho que vc não entendeu quando disse que somos filtros de informação não guela que tudo acredita, que aceita tudo. Quando me refiro ao professor e poucos blogs e que no geral tem uma linha de coerencia, mesmo que não atinja 100%, pois afinal de contas somos humanos com suas limitações. Acho que me fiz entender. Obrigado professor pelo espaço.

Bruno Lindolfo disse...

Valeu, Douglas e Roberto pelos comentários e pelo espaço para postar meus lampejos. Sigamos!
Um abraço!