terça-feira, dezembro 21, 2010

Água para o Complexo do Açu (Clipa)

O projeto prevê a captação de água na foz do rio Paraíba do Sul. A previsão da LLX é de um consumo equivalente a 10 m³/s. Veja abaixo, nos dois croquis, o que está projetado em termo de captação de água para o Complexo Logístico-industrial do Açu.
Embora se diga que este volume captado seja de apenas 3% do volume de água na foz do rio, é necessário observar as consequências de mais esta drenagem no volume de águas do Paraíba do Sul. Antes, chegou-se a cogitar que a capatação de água para uso no Complexo do Açu seria dos aquíferos da região e outra parte, para uso industrial, da desidratação da pasta que viria junto do minério no mineroduto, após o seu tratamento.
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

2 comentários:

talvados disse...

Gostaria de obter informações das possíveis consequências na região próxima à foz do rio.
Existe o risco de maior avanço do mar em consequência da diminuição da fôrça do rio em sua foz ?
Talvã

Anônimo disse...

Prezado Roberto,
Como leigo no assunto, mas procurando ter uma visão lógica, não posso deixar de dizer o que penso: ora, que diferença faria a utilização de apenas 3% da água do Rio Paraíba do Sul? Se ela não for utilizada será jogada no mar poucos quilômetros depois.
Estou me lembrando da transposição do Rio São Francisco, quando um líder religioso fez uma greve de fome cinematográfica, para denunciar o que considerava absurdo. Mas ele se esquecia que aqueles 8% de água transpostos beneficiariam centenas de milhares de famílias e se não fossem utilizados, seriam lançados no mar.
O que me deixa preocupado é não saber como essa água será descartada pelas indústrias que a utilizarem, isso sim, é preocupante.
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br